Novas tecnologias e inovações na Engenharia Agrícola
24 a 28 de Julho de 2016 - Florianopolis / SC
Inscreva-se AgoraFaça parte do maior evento de engenharia agrícola Números de 2015
900 trabalhos submetidos
30 palestrantes
25 empresas expositoras
O XLV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2016 acontecerá de 24 a 28 de julho de 2016, nas dependências do Costão do Santinho Resort, Florianópolis - Santa Catarina. O tema desta edição é “Avanços da Engenharia Agrícola” e apresentará sessões de trabalhos técnico-científicos, conferências, palestras de especialistas e importantes reuniões sobre temas que influenciam diretamente o setor.
Palavra aos participantes
Presidente da SBEA
Palavra da Presidência da SBEA
Senhores e Senhoras, Associados (as), Engenheiros (as) e Estudantes,
Educação, ciência, tecnologia e inovação são elementos diferenciais para um país que busca a formação de capital humano qualificado e a transformação do conhecimento em processos, produtos e serviços para a promoção do desenvolvimento e uso sustentável dos recursos naturais. Esses elementos também são, por outro lado, fundamentalmente relevantes para o desenvolvimento social, impactando na geração de empregos e renda, bem como na democratização de oportunidades.
O Brasil vivencia nova configuração geopolítica internacional, o que tem requisitado papel mais ativo frente aos grandes desafios e às questões globais que se apresentam. Neste contexto a estratégia local tem sido alvo das atenções, vez que a definição das prioridades deve vir associada às escolhas de problemas certos para o estabelecimento de políticas públicas adequadas e que considere, com equidade, as desigualdades regionais e as dimensões do desenvolvimento econômico, ambiental, social e do capital humano. Para tanto, têm sido fundamental a busca de modelos que possam efetivamente auxiliar na ampliação e sistematização de fóruns que promovam as inter-relações entre indivíduos que atuem em áreas afins e instituições de forma a ampliar oportunidades para a definição de escolhas que possam auxiliar na busca de ganhos de competitividade e sustentabilidade, baseados em estratégias de cooperação.
Plenamente engajada e como uma das principais promotora deste processo no país, a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA) tem buscado estimular, aprimorar e divulgar conhecimentos técnico-científicos, que visem o desenvolvimento da Engenharia Agrícola e suas interfaces com áreas afins, fundamentalmente buscando promover continuamente a agricultura tropical, a soberania nacional em segurança alimentar, segurança nutricional, segurança energética e territorial.
A SBEA foi fundada em 13 de setembro de 1965 e por iniciativa de seus ilustres Presidentes, Corpos Diretivos e Associados, atuou nesses 50 anos como um importante elo integrador e promotor da excelência das áreas afins da Engenharia Agrícola. Agora, novos desafios se avizinham e deveremos, em conjunto, prepararmos e construir a ponte para os próximos 50 anos.
Dentre esses desafios, encontramos a ampliação da visibilidade da SBEA junto a outras sociedades profissionais, junto ao público, bem como junto a profissionais das engenharias do Brasil e Exterior, a promoção e o fortalecimento das áreas tradicionais da Engenharia Agrícola e o incentivo às áreas emergentes, outras Engenharias e suas interfaces, a promoção e ampliação de ações que auxiliem a organização de subsídios para políticas públicas, junto às representações de classe (Sindicatos dos Engenheiros (SE), Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Federação Nacional dos Engenheiros (FNE)), a promoção de ações que auxiliem na ampliação das interações com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAC), assim como com seus Comitês ou Grupos de Estudo. Também, no planeta, é a primeira vez que se atinge um consenso global em um acordo em que todos os países reconhecem que as emissões de gases do efeito estufa precisam ser desaceleradas (COP 21) e, em algum momento, comecem a cair. Neste contexto, as atividades agrícolas podem ser ao mesmo tempo vulneráveis à mudança global do clima, quanto promovedoras de gases de efeito estufa e ganha importância a ampliação do intercâmbio com as Associações ou Sociedades congêneres da América Latina e Caribe, Estados Unidos da América, Europa, Oriente Médio e Ásia no sentido de fortalecer o processo agroalimentar e a descarbonização das economias no âmbito da União Internacional da Engenharia Agrícola e Engenharias afins.
Isto posto, venho respeitosamente, em nome do Grupo Diretivo da SBEA, convidar todos os associados e demais interessados para virem discutir, apresentar ideias e participarem ativamente no Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2016.
No CONBEA 2016 estará sendo tratando o tema Novas Tecnologias e Inovações na Engenharia Agrícola e se constituirá em um fórum multidisciplinar no qual se desenvolverão sessões técnicas com trabalhos da comunidade da Engenharia Agrícola e outras afins, dos associados, trabalhos de convidados, conferências especialistas palestras de especialistas, mesas-redondas sobre temas importantes, atuais e de futuro, representando extraordinária oportunidade para a efetiva troca de experiências entre os profissionais de diferentes áreas de atuação e conhecimento.
Nesta direção, a SBEA buscará cumprir o exercício de 2016 desenvolvendo os seus processos de gestão adequadamente e em conformidade com o arcabouço legal e constitucional do país, bem como estará buscando estabelecer um plano diretor que contribua para a melhoria dos indicadores de inclusão social, através de ações que promovam o acesso e divulgação do conhecimento técnicocientífico. Esse conhecimento pode favorecer a geração de empregos, assim como o combate à desnutrição através do aprimoramento de sistemas produtivos. Também, buscará promover a bioeconomia e fóruns de discussão que possam orientar novas iniciativas da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação em beneficio da sociedade brasileira.
Paulo E. Cruvinel
Presidente da SBEA
Comissão local
Palavras da Comissão Local
O Departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola – SBEA organizam o XLV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA 2016, a ser realizado no Costão do Santinho Resort em Florianópolis, de 24 a 28 de julho de 2016.
Com o tema “Novas Tecnologias e Inovações na Engenharia Agrícola”, essa edição tem como um de seus objetivos estabelecer ambiente adequado para análise e discussão de oportunidades e apresentar o que se encontra à disposição do produtor rural em relação a tecnologia, além de discutir os caminhos a serem seguidos em relação a evolução e inovação na área, sempre visando elevação na produtividade, redução dos custos e facilitação de tarefas, respeitando o ambiente.
Temos consciência de que a inovação na área depende de constante empreendimento e de esforços na pesquisa para superar barreiras e desenvolver novas tecnologias adequadas ao nosso tempo e às nossas características.
Por se tratar do maior evento da área no Brasil o CONBEA 2016 contará com participação de profissionais do Brasil e do exterior, especialistas em cada uma das oito áreas temáticas, que deverão indicar soluções e apresentar inovações para o desenvolvimento da agricultura brasileira como um todo.
O local do CONBEA 2016, não poderia ser melhor. O município de Florianópolis é composto pela Ilha de Santa Catarina – a maior e principal – por algumas pequenas ilhas circundantes e pela parte continental. Tem população residente de 469 mil habitantes, chegando perto de um milhão na alta temporada e é considerada a capital brasileira de maior pontuação no IDH divulgado pelas Nações Unidas.
Visitar a capital catarinense no inverno – época em que o CONBEA 2016 irá acontecer – é conhecer outros atrativos além de suas 43 praias. São museus, dezenas de trilhas, casarios históricos, restaurantes reconhecidos especialmente pela culinária açoriana e frutos do mar e um sem fim de paisagens para encher o álbum de fotos e memórias.
Não há como deixar de citar a Serra Catarinense, que no inverno se apresenta como um passeio inédito, com paisagens só aqui encontradas.
É isso, esperamos a todos em Florianópolis.
Comissão Local