Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Energia na Agricultura (EAG)

Documentos

pdf ABORDAGEM MULTIVARIADA SOBRE OS IMPACTOS DOS ATRIBUTOS DO SOLO NO FLUXO DO CARBONO E CO2, SOB O CULTIVO DA CANA

Autores: SILVA, P. A., PANOSSO, A. R., VERAS, L. M., NOGUEIRA, D. C. S., VICENTINI, M. E., ROLIM, G. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Gases de efeito estufa, emissão de CO2, estoque de carbono

Área: Energia na Agricultura (EAG)

A cana auxilia na mitigação dos GEE, pois o sistema de colheita mecanizada o carbono acaba sendo incorporado ao solo. Objetivo: determinar a influência dos atributos do solo nos processos de emissão (Fm) e estoque de carbono do solo (EstC), em áreas cultivadas com cana-de-açúcar, por meio das análises multivariadas exploratórias de dados das componentes principais. Variáveis estudas: FCO2, temperatura do solo (Ts), umidade do solo (Us), densidade do solo (Ds), Fósforo disponível (P), capacidade de troca de cátions (CTC) e Estc. O primeiro componente principal, CP1, explicou 59,20% da variância total das propriedades do solo, enquanto 14,36 % foram explicados por CP2, os quais conseguiram manter, em conjunto, 73,56 % da variabilidade das propriedades do solo. Os correlação foram a porosidade livre de água – PLA (0,949), a umidade do solo – Um (-0,940), a capacidade de troca de cátions – CTC (-0,939), estoque do carbono – EstC (-0.742), fósforo disponível – P (-0,724) e Macroporosidade - Macro (0,564). No segundo componente a única variável que apresentou importância foi a emissão do CO2 do solo – Fm (0.890), mostrando que os atributos do solo podem influenciar no processo de emissão ou estocagem de carbono no solo.

pdf ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE FOMENTO ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS COM FOCO NA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores: GABRIEL FILHO, L. R. A., ALENCAR, J. K., CREMASCO, C. P.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: fontes alternativas de energia, políticas integradas, planejamento energético

Área: Energia na Agricultura (EAG)

Atualmente, na tentativa de se promover um desenvolvimento estável e seguro, tem-se muito discutido a promoção do uso de fontes de energias renováveis. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo compreender as relações entre as políticas públicas de fomento as energias renováveis com foco na Agenda de Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental, e constatou-se que embora houve a criação de diversas políticas no setor, existe uma carência de políticas voltadas as questões de infraestrutura e cooperação internacional para o favorecimento do acesso a pesquisa e tecnologias de energias renováveis. Por fim, destaca-se a abordagem na presente pesquisa dos seguintes temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Acesso universal a energia, Promoção de fontes de energia limpas e sustentáveis na matriz energética, Melhoria da eficiência energética, e Fortalecimento da cooperação internacional e realização de investimentos em infraestrutura.

pdf ANÁLISE MULTIVARIADA SOBRE A INFLUÊNCIA DOS ATRIBUTOS DO SOLO NO FLUXO DO CARBONO E CO2, SOB O CULTIVO DA CANA

Autores: SILVA, P. A., PANOSSO, A. R., VERAS, L. M., NOGUEIRA, D. C. S., VICENTINI, M. E., ROLIM, G. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Gases de efeito estufa, emissão de CO2, estoque de carbono mudanças climáticas

Área: Energia na Agricultura (EAG)

A cana promove a mitigação dos GEE, pois devido ao sistema de colheita mecanizada o carbono acaba sendo incorporado ao solo. Objetivo: determinar a influência dos atributos do solo nos processos de emissão (Fm) e estoque de carbono do solo (EstC), em áreas cultivadas com cana-de-açúcar, por meio das análises multivariadas exploratórias de dados de agrupamentos. Variáveis estudas: FCO2, temperatura do solo (Ts), umidade do solo (Us), densidade do solo (Ds), Fósforo disponível (P), capacidade de troca de cátions (CTC) e Estc. Os atributos físicos do solo se relacionaram com a FCO2. Os atributos químicos do solo com o Estc. O processo de produção e acúmulo de CO2 no solo foram mostrados pelas relações existentes entre Estc, CTC, Ts e P. O processo de transporte e liberação de CO2 do solo para a atmosfera foi relacionado com a FCO2, Ds e Us. O manejo da cana e os atributos do solo impactam no fluxo de CO2 do solo, formando regiões de produção e acúmulo de CO|2, caracterizado por Estc ou regiões de transporte e liberação de CO2 do solo para a atmosfera, por FCO2, evidenciando regiões com potenciais acúmulos ou fontes de carbono no sistema de cultivo da cana crua, podendo realizar o manejo específico na área produtiva.

pdf BIOPROSPECÇÃO MICROBIANA E DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE QUITINASE E β-1,3-GLUCANASE

Autores: SANTOS, M. S. N., ESCOSTEGUY, O. C., SCHMALTZ, S., MAZUTTI, M. A., ZABOT, G. L., TRES, M. V.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agentes de controle biológico, agricultura sustentável, biocontrole

Área: Energia na Agricultura (EAG)

O controle biológico consiste no uso de agentes biológicos, como fungos, bactérias e/ou vírus, para reduzir a população de insetos-praga em sistemas agrícolas. Assim, muitos microrganismos de potencial inseticida podem ser selecionados para viabilizar o controle de espécies indesejadas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar a bioprospecção de microrganismos para a avaliação do potencial bioinseticida e determinar a atividade enzimática de quitinase e β-1,3-glucanase. Inicialmente, uma triagem foi realizada em áreas experimentais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, para inspecionar e coletar insetos mortos com a presença de microrganismos. Em duplicatas, os insetos foram esterilizados na superfície usando etanol 70% e uma solução de NaOCl a 0,5%, por 3 minutos, com três posteriores lavagens com água esterilizada e, em seguida, o fungo esporulado do cadáver do inseto foi rapidamente disposto em placas de Petri contendo solução de Ágar Batata Dextrose (BDA). Posteriormente, os insetos mortos com presença fúngica foram cultivados em estufa incubadora a 28 ºC por uma semana. Sucessivamente, os microrganismos foram direcionados ao processo de fermentação submersa, em meio de cultivo Batata Dextrose (BD), a 28 ºC e 120 rotações por minuto (rpm), por uma semana. O produto fermentado, então, foi submetido à filtração em bomba a vácuo e, finalmente, determinadas as atividades enzimáticas de qutinase e β-1,3-glucanase em espectrofotômetro a 540 nm. A quitinase e β-1,3-glucanase produzidas pelos microrganismos isolados apresentaram atividade de até 0,804±0,11 U para MA16 e 0,3624±0,0366 U para T1, respectivamente.

pdf CARACTERIZAÇÃO DE LODO DE PISCICULTURA E BOVINOCULTURA PARA A GERAÇÃO DE BIOGÁS

Autores: PEREIRA, V. R., PAES, J. L., SILVA, L. M. A. L., SILVA, V. A., MOREIRA, M. M. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: resíduo, codigestão anaeróbica, análise físico-química

Área: Energia na Agricultura (EAG)

A adoção de energias renováveis e a integração de sistemas produtivos, são fatores que contribuem para conservação ambiental, assim como o estudo dos parâmetros que interferem e interagem nesses procedimentos. Este trabalho teve o objetivo de caracterizar físico-quimicamente o substrato e o digestato das diferentes relações de lodo de piscicultura (LP) e dejeto bovino (DB) nos processos de mono e codigestão anaeróbica. Utilizou-se protótipos de biodigestores anaeróbios de bancada no modelo indiano, usando o sistema de abastecimento em batelada. Estes foram abastecidos nas concentrações de LP:DB em 100:0; 75:25. 50:50, 25:75 e 0:100. Para caracterização físico-química do substrato e digestato no biodigestor anaeróbico foram realizadas análises quanto ao potencial hidrogeniônico, alcalinidade total, sólidos totais, sólidos totais voláteis e a biodegradabilidade. A relação 75:25 mostrou-se viável para redução da carga orgânica e produção de biogás, mostrando que a substituição da água potável por lodo de piscicultura é viável.

pdf CARACTERIZAÇÃO E PROCESSAMENTO DE SORGO SACARINO UTILIZANDO EXTRAÇÃO COM CO2 SUPERCRÍTICO E HIDRÓLISE COM ÁGUA SUBCRÍTICA

Autores: SILVEIRA, N. M., SILVA, C. M., MORAIS, J. R., UGALDE, G. A., TRES, M. V., ZABOT, G. L.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: sorgo sacarino, ácidos graxos, açúcares fermentescíveis

Área: Energia na Agricultura (EAG)

A cultura do sorgo sacarino tem ganhado espaço na produção agrícola de muitos países, incluindo o Brasil, como sendo uma alternativa à produção de biocombustíveis. Sabe-se que essa biomassa é lignocelulósica e que através de processos de fermentação pode-se produzir etanol de segunda geração. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar amostras de sorgo sacarino e avaliar a capacidade de se obter óleo e açúcares fermentescíveis a partir da extração com CO2 supercrítico e hidrólise com água subcrítica, respectivamente. Os experimentos demostraram que os grãos de sorgo sacarino são compostos por 5,52% de óleo, 12,56% de umidade, 1,81% de cinzas, 5,63% de proteínas e 74,48% de carboidratos. A partir da hidrólise, uma quantidade de açúcares fermentescíveis de 16,38 g/100 g de grãos foi alcançada usando razão mássica água/biomassa de 5 g água/g grãos, pressão de 20 MPa, temperatura de reação de 220°C e tempo de hidrólise de 10 min. Um rendimento de 1,72% de óleo foi obtido usando CO2 supercrítico com pressão de extração de 25 MPa, temperatura de 60°C e tempo de extração de 2 h. Os ácidos oleico, linoleico e palmítico foram os três principais ácidos graxos extraídos, constituindo cerca de 90% (m/m) de todos os ácidos.

pdf CARACTERIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOGÁS PROVENIENTE DA CODIGESTÃO ANAERÓBIA DE RESÍDUO AGRÍCOLA E DEJETO BOVINO

Autores: MERLO, M. A. O., PAES, J. L., MOREIRA, M. M. S., DAMM, S. E. G. A., SILVA, V. A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: casca de café, bovinocultura leiteira, biomassa

Área: Energia na Agricultura (EAG)

A caracterização prévia e posterior do substrato gera dados estatísticos que auxiliam na verificação da produção acumulada de biogás. O objetivo do trabalho foi avaliar a caracterização e produção de biogás por meio da codigestão anaeróbica (CoDA) entre casca de café (CS) e dejeto bovino (DB). O biodigestor anaeróbico utilizado no experimento foi baseado no modelo indiano, esses foram abastecidos com 1,7 kg de substrato em cinco relações de proporção entre 100:0 e 0:100 CS:DB, para a monodigestão anaeróbica (MoDA) e 75:25, 50:50, 25:75 CS:DB para a CoDA, com ensaios realizados em triplicata. Realizou a caracterização físico-química do substrato e digestato no biodigestor anaeróbico quanto a umidade (U), sólido total (ST), sólido total voláteis (STV) e potencial hidrogeniônico (pH). Além disso, foi analisado quanto a produção acumulada (PA). Ao avaliar o processo de digestão anaeróbia ao longo das 16 semanas, observa-se aumento do pH no digestato, quando comparado ao substrato, para as relações com maior proporção de dejeto bovino (25:75 e 0:100 CS:DB). Ao final do TRH, aumento da umidade e redução no ST e STV no digestato para todas as relações em estudo. A proporção 25:75 CS:DB é a mais eficaz para a geração do biogás.

pdf DESEMPENHO DE TRATOR AGRÍCOLA ALIMENTADO COM BIODIESEL DE AMENDOIM

Autores: TAVARES, M. S., CAMARA, F. T., PINTO, L. A., LOPES, A., PINTO, A. A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Biocombustíveis, ensaio, oleaginosa

Área: Energia na Agricultura (EAG)

O biodiesel é um biocombustível obtido a partir de fontes renováveis de energia e pode ser uma alternativa viável ao uso do petrodiesel. A cultura do amendoim apresenta alto teor de óleo e tem sido estudada para produção de biodiesel. Objetivou-se avaliar o desempenho de um trator alimentado com biodiesel de amendoim etílico destilado. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, sendo o fator constituído por 5 proporções de biodiesel misturadas ao diesel comum (B0, B25, B50, B75 e B100), com três repetições. O número representa a percentagem de biodiesel adicionada ao diesel comum. Utilizou-se um trator BM100 da Valtra. Avaliou-se a força de tração na barra, velocidade de deslocamento, potência na barra de tração, consumo horário volumétrico de combustível e consumo específico de combustível. As análises de variância e regressão foram feitas no programa estatístico AgroEstat. A proporção de biodiesel influenciou linearmente o consumo volumétrico e o consumo específico de combustível (p<0,01), sendo B100 responsável por elevar esses valores em 11,5 e 12,2%, respectivamente. Não foi verificada nenhuma alteração no funcionamento do motor durante os ensaios.

pdf DESEMPENHO DE TRATOR AGRÍCOLA ALIMENTADO COM PROPORÇÕES DE BIODIESEL DE GIRASSOL E ÓLEO RESIDUAL DE SOJA

Autores: TAVARES, M. S., CAMARA, F. T., PINTO, A. A., LOPES, A., PINTO, L. A., CARDOSO, E. L.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Biocombustíveis, ensaio, matéria-prima

Área: Energia na Agricultura (EAG)

A crescente demanda por combustíveis que emitem menores quantidades de gases de efeito estufa tem se intensificado devido ao aquecimento global. O biodiesel é uma alternativa sustentável e amplamente estudada. A performance do motor pode variar em função do tipo e proporção de biodiesel. Objetivou-se avaliar e comparar o desempenho de um trator alimentado com biodiesel. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x5, sendo o primeiro fator formado por dois tipos de biodieseis (girassol e óleo residual de soja) e o segundo constituído por 5 proporções de biodiesel misturadas ao diesel comum (B0, B25, B50, B75 e B100) com três repetições. Utilizou-se um trator BM 100 da Valtra. Avaliou-se a Força de Tração na barra (FT), Velocidade de deslocamento (V), Potência na Barra de Tração (PB), Consumo Volumétrico (CV) e Consumo Específico de combustível. Foi feita a ANOVA por meio do software estatístico R com o teste de Tukey a 5% de probabilidade. A análise de regressão foi feita no programa estatístico AgroEstat. A proporção de biodiesel influenciou linearmente o consumo volumétrico e o consumo específico de combustível (p<0,01). O biodiesel de girassol mostrou-se 8% mais eficiente quando comparado ao biodiesel de óleo residual de soja. O CE de 369,2 g kW h-1 foi observado em B100, 11% maior comparado a B0.

pdf ESTIMATIVA DA IRRADIAÇÃO SOLAR GLOBAL DIÁRIA POR MEIO DE MODELOS DE REGRESSÃO NÃO LINEAR EM BOTUCATU/SP

Autores: PAES, A. C., RODRIGUES, S. A., ESCOBEDO, J. F.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Variáveis meteorológicas, modelo Hargreaves e Samani, regressão múltipla

Área: Energia na Agricultura (EAG)

Neste trabalho foram testados modelos de regressão não linear para a estimativa da irradiação solar global (HG) para Botucatu, São Paulo. Os modelos clássicos de Hargreaves e Samani (HS) e Bristow e Campbell (BC) foram testados, e quatro equações de regressão não linear múltipla (RM) foram desenvolvidas e testadas a partir de dados de temperatura (T), razão de insolação (RI) e umidade relativa (UR). Os modelos clássicos HS e BC apresentaram desempenhos similares - RMSEt = 21,870 % e RMSEa = 24,693 % para o modelo HS e RMSEt = 20,979 % e RMSEa = 24,139 % para o modelo BC - e apresentaram resultados inferiores às equações de RM, com os menores resultados para a RM2 de RMSEt = 11,292 % e RMSEa = 13,563 %.

pdf IMPACTO DO PRÉ-TRATAMENTO ULTRASSÔNICO SOBRE A CINÉTICA DA HIDRÓLISE SUBCRÍTICA EM BIOMASSAS RESIDUAIS AGRÍCOLAS

Autores: SANTOS, M. S. N., AZEVEDO, A. R., PFEIFENBERG, R., POGORZELSKI, E. S., ZABOT, G. L., TRES, M. V.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: lignocelulose, resíduos agrícolas, tecnologia hidrotérmica

Área: Energia na Agricultura (EAG)

A obtenção de açúcares fermentescíveis a partir de materiais à base de lignocelulose pode ser alcançada através da aplicação de tecnologias hidrotérmicas, como a hidrólise em água subcrítica, que promove a desintegração da matriz e facilita a obtenção dos compostos de interesse. Além disso, a aplicação de pré-tratamentos, como o pré-tratamento ultrassônico, viabiliza o incremento dos rendimentos de açúcares em matérias-primas vegetais e vêm sendo encorajado sua utilização nos últimos anos. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do pré-tratamento ultrassônico no rendimento de açúcares (YRS) fermentescíveis de diferentes biomassas residuais de arroz, soja e nogueira-pecã sob hidrólise em água subcrítica. As condições experimentais para o pré-tratamento das biomassas foram: densidade energética (arroz – 1,37×103 J a 20,9×103 J; soja – 1,23×103 J a 14,46×103 J e; nogueira pecã – 2,75×103 J a 37,62×103 J) e tempo de reação (15 e 60 minutos). Já as condições para o processo hidrolítico foram: temperatura (220 ºC), vazão (10, 20 e 30 mL/min) e tempo de reação (0,5 a 15 minutos). As análises das soluções hidrolisadas mostraram YRS de até 23,8 ± 2,76 g/ 100g biomassa de cascas de nogueira pecã. Assim, a adição de pré-tratamento ao processo de hidrólise em água subcrítica é uma alternativa altamente viável para a obtenção de açúcares fermentescíveis e valorização dos coprodutos gerados no processamento agrícola.

pdf PROPOSTA DE MONITORAMENTO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADO PARA INTEGRAÇÃO COM ENERGIA SOLAR

Autores: FERREIRA, G. M. S., DOURADO, V. C., BORGES, R. C., BEUTER, C. H., SILVEIRA, M. H. D.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: automação de sistemas agrícolas, energia fotovoltaica, irrigação

Área: Energia na Agricultura (EAG)

Devido ao aumento populacional que vem ocorrendo nos últimos anos, assim como previsto para os próximos, alternativas para o suprimento das necessidades alimentares se tornam necessárias, entre elas o aumento da produtividade das lavouras. A irrigação é um forte aliado no aumento da produtividade das culturas, entretanto pequenos produtores muitas vezes não têm acesso a pacotes tecnológicos para a implementação de um sistema automatizado. Diante disso, um protótipo de sistema automatizado usando sensores de baixo custo, Raspberry Pi e com possibilidade de integração com painel solar foi elaborado. Em testes feitos em laboratório o protótipo se mostrou eficiente na obtenção e registro de variáveis físicas do ambiente, no registro do consumo hídrico, consumo de energia elétrica e no acionamento da bomba para irrigação.

pdf SISTEMATIZAÇÃO OPERACIONAL COM UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

Autores: MARQUES FILHO, A. C., MARQUES, J. W.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: mecanização, preservação do solo, topografia

Área: Energia na Agricultura (EAG)

Novas tecnologias de levantamentos topográficos, com a utilização dos veículos aéreos não tripulados (VANTs) podem contribuir para agilizar e tornar o processo mais eficiente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a aplicação de um VANT, para sistematização operacional de uma área produtiva de cana-de-açúcar. O experimento foi realizado durante a reforma do canavial para plantio de inverno, durante a safra 2019/2020 no município de Jaú/SP. Foi realizada a implantação de mecanismos eficientes para o aproveitamento da área, como a construção de terraços passantes, terraços embutidos, alinhamentos de retas, bem como as atividades de sulcação para o plantio. A sistematização digital com VANT proporcionou o aumento de faixas de trabalho, reduzindo o número de carreadores em 7,3% e o número de manobras em 6,9%, além de reduzir em 79,4% o número de morredores. O aumento das faixas de trabalho, associado com o acréscimo de área produtiva em 0,2% contribuiu para aumentar a eficiência de uso da área agrícola e promover a preservação dos recursos de solo.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar