Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Engenharia de Água e Solo (EAS)

Documentos

pdf A INFLUENCIA DE DIFERENTES DOSES DE BIOFERTILIZANTE VIA FERTIRRIGAÇÃO SOBRE AS TROCAS GASOSAS DO INHAME

Autores: FERRAZ, E. X. L., LIRA, R. M., VASCONCELOS, I. L. S., SILVA, J. R. I., SOUZA, E. S., NASCIMENTO, A. H. C.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Dioscorea cayennensis; transpiração; condutância estomática

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Objetivou-se com esse trabalho avaliar a influência da aplicação de diferentes doses de biofertilizante via fertirrigação, sobre as trocas gasosas do inhame. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com 5 tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram compostos por cinco diferentes doses de biofertilizante (D1 = 0 ml. planta-1; D2 = 30 ml. planta-1; D3 = 60 ml. planta-1; D4 = 90 ml. planta-1; D5 = 120 ml. planta-1). Para verificar a influência dos tratamentos nas trocas gasosas das plantas, foram analisadas aos 180 dias após o plantio com o analisador de gás infravermelho (IRGA LI-6200), a condutância estomática (gs), a transpiração (E) e a concentração de carbono interno (Ci). Constatou-se que as doses de biofertilizante influenciaram as trocas gasosas na cultura do inhame de maneira quadrática, apresentando maiores resultados com doses de até 73,25, 69,30 e 60,38 ml planta-1 na transpiração, condutância e concentração de carbono interno respectivamente. A partir destas doses de biofertilizante houve decréscimo nas variáveis analisadas.

pdf ÁGUA RESIDUÁRIA COMO ALTERNATIVA NUTRICIONAL NA PRODUÇÃO DE MORANGO (Fragaria x ananassa Duch) SUSPENSO SEM SOLO

Autores: LOPES, M. V. S. S., RODRIGUES, J., SOUZA, C. F.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: água de reúso, cultivo sem solo, cultivo de hortaliças

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A preocupação com o meio ambiente tem levado diversos países a optarem pela sustentabilidade, buscando estabelecer equilíbrio entre o desenvolvimento e manejo adequado dos recursos naturais. O estudo buscou avaliar a produção de morango sob diferentes tratamentos aplicando a água de reúso no fornecimento de nutrientes. A pesquisa com a cultivar de morango San Andréas foi realizada na estufa agrícola do DRNPA na UFSCar-Araras/SP. Os tratamentos foram: (TA) água potável mais fertilizantes químicos; (TRA) água de reúso com fertilizantes e (TR) água de reúso. Os resultados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), teste de Tukey e Shapiro-Wilk ao nível de significância de 5% nas análises. Os dados apontaram que houve uma diferença na produtividade, sendo TA o mais produtivo, TRA apresentando um desempenho intermediário, e o tratamento TR o menos produtivo. Porém, os tratamentos TA e TRA apresentaram as maiores médias em relação ao tratamento com apenas água de reúso. Conclui-se que a água residuária tem potencial no fornecimento de nutrientes em sistemas de cultivo suspenso sem solo e sua aplicação podem mitigar problemas ambientais oriundo do lançamento direto de esgoto sem tratamento em corpos hídricos.

pdf ALTERAÇÕES EM SOLO FERTIRRIGADO COM EFLUENTE DE BOVINOCULTURA

Autores: MELO, C. C. F., AMARAL, D. S., DRUMOND, L. C. D., CARVALHO FILHO, A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: biofertilizante, fertirrigação, lixiviação de nitrato

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Com vista à crescente escassez de água e a busca por fontes alternativas para adubação de cultivos, a fertirrigação com efluentes apresenta grande potencial. O presente estudo teve como objetivo avaliar as alterações ocasionadas pela aplicação de efluentes de bovinocultura em um Latossolo, cultivado com a forrageira Cynodon dactylon cv. Vaquero, com três formas de adubação: T1) Via adubos comerciais; T2) Via efluente de bovinocultura T3) Mescla de adubos comerciais e efluente, distribuídos ao acaso nas parcelas (lisímetros de drenagem), com três repetições. Foram avaliados os teores de argila dispersa em água (ADA), P, K, Ca, Mg, Na, CTC, matéria orgânica do solo (MOS), e as concentrações de NO3- e fósforo na solução do solo. Foi realizada a análise de variância on ranks dos dados, e as médias comparadas pelo teste SNK a 5% de probabilidade. A ADA, o teor de Mg no solo, e o teor de NO3- da solução do solo foram significativamente maiores nos tratamentos com aplicação de efluente, com média de 3,9 e 4,7 g dm-3 para ADA, 0,22 e 0,39 mg L-1 de NO3-, para T2 e T3, respectivamente. A fertirrigação com efluente de bovinocultura aumentou o teor de Mg e a dispersão de argila do solo, mas não apresentou risco de contaminação do solo ou águas freáticas.

pdf APLICAÇÃO DO MODELO WEAP EM CENÁRIOS DE ALOCAÇÃO DE ÁGUA NA UGRHI BAIXO PARDO/GRANDE

Autores: REZENDE, B. N., DALRI, A. B., VIEIRA, E. O.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: aumento de áreas irrigadas, cenário de gestão de água, modelagem hidrológica

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O uso da água enfrenta vários desafios, principalmente devido ao crescimento da população, aumento do consumo, padrões de vida mais elevados e a sazonalidade do clima. Adaptar-se a essas possíveis mudanças e utilizar a água de forma sustentável são alguns dos desafios que enfrentam a futura gestão da água na agricultura. Neste estudo, a sustentabilidade do uso da água foi avaliada por critérios de desempenho que consideram a gestão de adaptação na irrigação. Utilizou-se o modelo hidrológico WEAP para analisar as projeções futuras de três cenários: (1) um crescimento de 1,33% nas demandas dos setores usuários de água (abastecimento urbano, industrial e irrigação); (2) um aumento de 2% na área irrigada; (3) um aumento de 10% na área irrigada; para um período de tempo de 2020 até 2040. Os resultados mostram que o índice de sustentabilidade diminuirá até o ano de 2040. O cenário 1 é o menos impactante e mais sustentável de todos. A necessidade de água para irrigação aumentará no futuro em relação ao período histórico.

pdf ASPECTOS BIOMÉTRICOS DA CULTURA DO PIMENTÃO IRRIGADA COM DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO

Autores: SILVA JÚNIOR, J. J., SOUSA, M. B., GRIEBLER, D. B., TORRES, D. G. S., PEREIRA, J. V. O., LEMOS, L. G. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: gotejamento, manejo da irrigação, planta

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

As preocupações com os recursos hídricos aumentam cada vez mais as discussões relacionadas ao uso da água. Visando a maximização da eficiência do uso da água na irrigação, este trabalho objetivou avaliar as variáveis biométricas da planta de pimentão, cv. Heloísa, irrigada com diferentes lâminas de irrigação, cultivado em campo aberto, sob sistema de gotejamento. O trabalho foi conduzido na Fazenda Água Limpa (FAL), Universidade de Brasília (UnB). O turno de rega foi de dois dias. A evapotranspiração de referência (ETo) foi obtida por meio da equação de Penman-Monteith FAO. O delineamento experimental foi em blocos casualizados (DBC), com três repetições, sendo os tratamentos de 50%, 75%, 100%, 125% e 150%, baseados na evapotranspiração potencial da cultura (ETc). O espaçamento entre plantas adotado foi de 0,6 m x 1 m, cada uma foi irrigada por três emissores. Os emissores possuiam vazão nominal de 1,5 L h-1, operando na pressão de 10 m.c.a. mediu-se altura de planta, diâmetro de caule, clorofila, tensão de água no solo e umidade do solo. Não foi possível observar influência dos tratamentos nas variáveis analisadas.

pdf ASPECTOS BIOMÉTRICOS DA CULTURA DO PIMENTÃO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO E POTÁSSIO

Autores: SILVA JÚNIOR, J. J., SOUSA, M. B., PEREIRA, J. V. O.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: curva de absorção, fertilizantes, fertirrigação

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Devido à influência dos preços dos fertilizantes no custo total de produção, sua utilização deve ser potencializada com o uso de suas doses corretas. Com isso, este trabalho teve o objetivo de avaliar os aspectos biométricos da cultura de pimentão, cv. Heloísa, fertirrigada com diferentes doses de nitrogênio e potássio, cultivado em campo aberto, sob sistema de irrigação por gotejamento. O trabalho foi conduzido na Fazenda Água Limpa (FAL), Universidade de Brasília (UnB). O turno de rega foi de dois dias. A evapotranspiração de referência (ETo) foi obtida por meio da equação de Penman-Monteith FAO. O delineamento experimental foi em blocos casualizados (DBC), com três repetições, sendo os tratamentos de 50%, 75%, 100%, 125% e 150%, baseados na curva de absorção de nutrientes. O espaçamento entre plantas adotado foi de 0,6 m x 1 m, cada uma foi irrigada por três emissores. Os emissores possuiam vazão nominal de 1,5 L h-1, operando na pressão de 10 m.c.a. mediu-se clorofila A, clorofila B, clorofila Total e ºBrix. Não foi possível observar influência dos tratamentos nas variáveis analisadas.

pdf ASPECTOS BIOMÉTRICOS DO PIMENTÃO IRRIGADO COM DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO

Autores: SILVA JÚNIOR, J. J., SOUSA, M. B., GRIEBLER, D. B., TORRES, D. G. S., PEREIRA, J. V. O., LEMOS, L. G. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: déficit hídrico, eficiência da irrigação, recursos hídricos

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

As preocupações com os recursos hídricos aumentam cada vez mais as discussões relacionadas ao uso da água. Visando a maximização da eficiência do uso da água na irrigação, este trabalho objetivou avaliar os aspectos biométricos do pimentão, cv. Heloísa, irrigado com diferentes lâminas de irrigação, cultivado em campo aberto, sob sistema de gotejamento. O trabalho foi conduzido na Fazenda Água Limpa (FAL), Universidade de Brasília (UnB). O turno de rega foi de dois dias. A evapotranspiração de referência (ETo) foi obtida por meio da equação de Penman-Monteith FAO. O delineamento experimental foi em blocos casualizados (DBC), com três repetições, sendo os tratamentos de 50%, 75%, 100%, 125% e 150%, baseados na evapotranspiração potencial da cultura (ETc). O espaçamento entre plantas adotado foi de 0,6 m x 1 m, cada uma foi irrigada por três emissores. Os emissores possuiam vazão nominal de 1,5 L h-1, operando na pressão de 10 m.c.a. mediu-se comprimento do fruto, diâmetro do fruto, grau brix, massa úmida do fruto e massa seca do fruto. Não foi possível observar influência dos tratamentos nas variáveis analisadas.

pdf ATRIBUTOS FÍSICO-HÍDRICOS DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS SILVIPASTORIS REGENERATIVOS

Autores: SERRANO JÚNIOR, O. V., SOUZA, Z. M., ESTEBAN, D. A. A., GUIMARÃES, E. M., BEZERRA, L. P., BEZERRA, E. J.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Sistema rotacionado, saúde do solo, retenção de água no solo

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Os sistemas de produção pecuária podem afetar negativamente a estrutura e atributos do solo, comprometendo sua produtividade. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos de sistemas silvipastoris rotacionados na qualidade físico-hídrica do solo. A pesquisa foi desenvolvida na Fazenda Takaoka, em Iaras no estado de São Paulo, Brasil. Foram avaliados os atributos físico-hídricos do solo como a densidade do solo (Ds), macroporosidade (MaP), capacidade de água disponível (CAD) e capacidade de aeração total do solo (Cat), em diferentes profundidades e sistemas de produção. Os dados foram analisados em uma abordagem univariada. Os atributos físico-hídricos do solo foram sensíveis aos diferentes sistemas de produção pecuário destacando o uso de sistemas silvipastoris consorciados com arbustivas. O uso de sistemas silvipastoris consorciados apresentaram maior CC e CAD que os sistemas não consorciados e a faixa florestal, o que resultou em melhor retenção de água no solo.

pdf AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DO FRUTO NA CULTURA DO PIMENTÃO SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE ADUBAÇÃO POTÁSSICA (K) EM SISTEMA DE FERTIRRIGAÇÃO

Autores: PEREIRA, J. V. O., SILVA JÚNIOR, J. J., GRIEBLER, D. B., TORRES, D. G. S., SOUSA, M. B., LEMOS, L. G. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Capsicum annuum L., adubação potássica, fertirrigação

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O pimentão é uma das principais hortaliças produzidas no Distrito Federal, tendo uma expressiva representatividade na economia de diversas famílias dessa região. A adubação representa cerca de 22% do custo total de produção, portanto, este trabalho teve como objetivo determinar a quantidade ideal de adubação potássica (K), devido sua grande importância no desenvolvimento da planta e consequentemente dos frutos. Doses excessivas de potássio podem levar a salinização do solo, desencadeando uma queda na produtividade, por isso esse trabalho tem como objetivo definir uma dose correta do adubo. As adubações de fonte de potássio (K) variaram nos tratamentos, com concentrações de 50% em T1, 75% em T2, 100% em T3, 125% em T4 e 150% em T5.

pdf AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DO CULTIVO DE PIMENTO EM SISTEMA DE PODA FERTIRRIGADO EM DIFERENTES DOSES DE N E K

Autores: PEREIRA, J. V. O., SILVA JÚNIOR, J. J., SOUSA, M. B., LEMOS, L. G. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Capsicum annuum L., adubação de N e K, fertirrigação

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Este trabalho tem como objetivo avaliar o desenvolvimento e a produtividade da cultura do pimentão, em sistema de poda, sob influência de diferentes doses de potássio e nitrogênio. O experimento teve delineamento em blocos casualizados, com 5 tratamentos, com 6 repetições, utilizando cinco doses (50, 75, 100, 125 e 150 % da adubação necessária de N e K2O), aplicadas parceladamente com o uso de sistema de irrigação por gotejamento, com fita de gotejamento. A condução experimental e coleta de dados foram realizados na Fazenda Água Limpa, propriedade da Universidade de Brasília-UnB. O ciclo da cultura (da poda até a última colheita durou um total de 142 dias; realizaram-se medições de peso, comprimento e diâmetro do fruto, e a estimativa de produtividade de cada tratamento. As variáveis de analisadas não tiveram alteração entre as diferentes doses de potássio e nitrogênio, ou seja, a dosagem de 50% do necessário não teve diferença estatística da dose de 100%, portanto não sendo economicamente justificável uma sobredose desses nutrientes.

pdf AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DA CHUVA-RC NO MUNICÍPIO DE MATA ROMA – MA

Autores: SILVA, T. S., SANTOS, E. S., OLIVEIRA, S. S., SILVA, B. S., VERAS, A. E. S., RAMOS, L. J. C.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: precipitação pluviométrica; período de retorno; probabilidade de ocorrência

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A avaliação da precipitação mediante o coeficiente da chuva-Rc no período de retorno e a probabilidade de ocorrência, tem como intuito observar o comportamento de chuva na cidade de Mata Roma – MA, tendo em vista que todo o ano tem fortes chuvas torrenciais, e que de certa forma promove impactos ambientais no solo, dessa forma busca-se medidas conservacionistas adequadas, visando ao desenvolvimento sustentável da atividade agropecuário. Os dados foram obtidos a partir da estação meteorológica Agência Nacional de Águas (ANA), cujo código da estação meteorologia é 00343009. A série histórica compreendeu o período entre os anos de 1985 a 2019, foi obtido por meio de fórmulas do coeficiente de chuva (Rc) quantificado mediante a metodologia proposta por Lombardi Neto (1977). Os valores máximos de precipitação anual foram no ano de 1985, com total de chuvas de 3007,5 mm, enquanto obteve-se os valores mínimos no ano de 2012 com total de chuvas 521,9 mm. No entanto, o coeficiente de chuva dos últimos 31 anos correspondeu ao ano de 1985, com o período de retorno de 32 anos, sendo que a probabilidade de que ocorra esse evento é de 3,1%.

pdf AVALIAÇÃO DO COMPRIMENTO E MASSA FRESCA DA RAIZ DA ABÓBORA DE MOITA SOB DIFERENTES SALINIDADES E DIAS APÓS O TRANSPLANTIO UTILIZANDO MODELAGEM NEURO-FUZZY

Autores: GABRIEL FILHO, L. R. A., MAZIERO, L. P., GÓES, B. C., PUTTI, F. F., CREMASCO, C. P.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: ANFIS, Cucúrbita pepo, irrigação

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Considerando a alta sensibilidade da cultura de abóbora de moita à concentrações de sais, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo matemático neuro-fuzzy para avaliar o efeito da salinidade da água nas variáveis biométricas: (1) matéria fresca da raiz e (2) comprimento da raiz, da cultura da abóbora de moita (Cucúrbita pepo). Para isso utilizou-se a modelagem neuro-fuzzy ANFIS para modelar os dados obtidos em experimento conduzido no município de Botucatu-SP, em blocos inteiramente ao acaso com 5 níveis de salinidade (0; 1,25; 2,5; 3,75 e 5 dS m−1) e 5 repetições. Assim o modelo combina as variáveis “Dias após o transplantio” e “Salinidade”. Os resultados mostram influência da salinidade no desenvolvimento da abóbora de moita, já que a partir do nível de 4 dS.m-1 houve redução do sistema radicular.

pdf AVALIAÇÃO DO FATOR DE ERODIBILIDADE EM ÁREAS DE AGRICULTURA DE PRECISÃO

Autores: KRUG, E. T. S., BAZZI, C. L., SCHENATTO, K., SCHUTZ, F. C. A., SOUZA, E. G.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: erosão; solo; conservação de precisão

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O manejo antrópico inadequado dos solos brasileiros contribui para a perda da capacidade produtiva de áreas agrícolas, bem como a necessidade crescente de produzir alimentos e combustíveis, a erosão do solo coloca um desafio à sustentabilidade da produção agrícola. Com o intuito de buscar formas de prever erosão e mitigar seus impactos, diversos métodos foram desenvolvidos, sendo a modelagem uma importante ferramenta utilizada para obter avaliações confiáveis de predições de perdas de solo. O presente trabalho objetivou avaliar o fator de erodibilidade, por meio de modelos de previsão quantitativo em solos trabalhados em agricultura de precisão. Para isso foram utilizadas amostras de solo de três propriedades da região oeste do Paraná. Os resultados apontaram valores muito baixos de erodibilidade em todas as áreas de estudo.

pdf AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM SISTEMA DE CULTIVO DE CAFÉ CONILON (Coffea canephora) EM NÍVEL E “MORRO ABAIXO”

Autores: CASTRO, N. M. S., MARTINS, J. K. D.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: estruturação, física do solo, qualidade do solo

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A avaliação dos atributos físicos do solo tem uma grande importância nas tomadas de decisões, visto que as plantas necessitam de solos bem estruturados para seu adequado desenvolvimento. Dessa forma, objetivou-se avaliar os efeitos sobre os atributos físicos do solo sob sistema de cultivo morro abaixo e nível, no cultivo do café conilon (Coffea canephora), o experimento foi realizado no município de Jaguaré - ES. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2x2 com 4 repetições, composto por dois sistemas de manejo (“morro abaixo” e cultivo em nível) e duas profundidades do solo (0 - 20; 20 - 40 cm). Foram analisadas densidade do solo (Ds), macro e microporosidade (Ma, Mi), porosidade total (Pt). O sistema de cultivo morro abaixo apresentou a maior densidade 1,67 g cm-3 e diminuição da macro e microporosidade, a profundidade de 0 - 20 cm evidenciou diminuição da porosidade total e aumento da microporosidade, nota-se que o manejo do sistema de cultivo morro abaixo apresentou resultados inferiores ao se comparar com o sistema de cultivo em nível, o manejo do solo é determinante para a melhoria das condições físicas do solo.

pdf BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO DE THORNTHWAITE (1948) PARA O MUNICÍPIO DE MATA ROMA - MA

Autores: VERAS, A. E. S., SANTOS, E. S., VERAS, A. S. S., OLIVEIRA, S. S., SILVA, T. S., SOUZA, D. A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: análises climatológicas, variação climática, clima

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Atualmente os conhecimentos sobre características climáticas da região tornam-se um aliado para o aprimoramento do planejamento das atividades agrícolas, portanto, o objetivo deste estudo foi calcular o balanço hídrico climatológico (BHC) pelo método de Thornthwaite e Mather (1948) para o município de Mata Roma-MA. Foram utilizadas as médias históricas mensais de chuva no decorrer de 31 anos (1985-2019), obtidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e através de um software Estima_T estimou-se os dados de temperatura do ar. Aplicando a capacidade disponível de água no solo (CAD) de 100 mm e com os dados de precipitação mensal de temperatura mensurados pelo programa, procedeu com o monitoramento do BHC e posteriormente fez-se o uso de regressão linear simples para verificar a dispersão das médias de precipitação em função das médias de temperatura. Portanto, foi avaliado os elementos climáticos como temperatura, chuva e principalmente valores resultantes do balanço hídrico da localidade considerando valores totais mensais como: evapotranspiração potencial (ETP) 1544,08 mm; evapotranspiração real (ETR) 873,10 mm; deficiência (DEF) 670,90 mm; excedente (EXC) 692,0 e retirada (RET) que ocorreu nos meses de junho com -33,55 mm a dezembro com -0,045 mm. Os totais pluviométricos têm o comportamento de acordo com as duas estações do ano presente no município possuindo um período de verão chuvoso e inverno não chuvoso. Visto isso, o trabalho mostra a densidade anual de precipitação e temperatura onde as melhores épocas para iniciar as operações agrícolas é entre os meses de fevereiro a maio.

pdf BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO PARA REGIÃO DE BEBEDOURO-SP

Autores: ZAVA, F. R., FISCHER FILHO, J. A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: precipitação, temperatura, défcit hidrico

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O balanço hídrico (BH) permite transpassar ao produtor quais as melhores épocas de chuvas, baseando-se em dados coletados por 10 anos em uma estação meteorológica regional. Objetivou-se com esse trabalho determinar o BH para a cidade de Bebedouro-SP, utilizando o método de Thornthwaite e Mather. Ao utilizar este método é possível estabelecer uma média de chuvas, e quais meses possuem mais ou menos incidência de chuvas, para isso foram utilizados dados de precipitação e temperatura local, adotando-se a capacidade de água disponível no solo de 100 mm. A precipitação média anual em 10 anos foi de 1192 mm e a evapotranspiração de 1004 mm e a temperatura média de 23,3 °C. Essa região apresenta um período de alta pluviosidade nos meses de janeiro a março e de outubro a dezembro, indicando uma deficiência nos meses entre abril até o final de setembro. Com a média do BH foi possível constatar que essa localidade possui períodos bem definidos de alta e baixa pluviosidade.

pdf CARACTERÍSTICAS DE ESCOAMENTO E ACÚMULO DE SEDIMENTOS EM PROTÓTIPOS DE GOTEJADORES

Autores: MUNIZ, G. L., PEREIRA, D. J. S., CANO, N. D., OLIVEIRA, J., AIT-MOUHEB, N., CAMARGO, A. P.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: qualidade da água, gotejamento, fluidodinâmica computacional

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O acúmulo de partículas de pequena granulometria (< 125 μm) e os padrões de deposição, em função das características de escoamento, em protótipos de labirintos de emissores de irrigação foram investigados. Dois protótipos de labirintos com distintas configurações geométricas foram objetos de estudo. Água contendo partículas de solo nas concentrações de 125 e 500 mg L-1 foi utilizada na condução do experimento. Simulações de fluidodinâmica computacional foram realizadas a fim de identificar como as características de escoamento no labirinto influenciam a deposição de partículas. Foi observado que a deposição de partículas ocorre em função da geometria do labirinto. No labirinto de escoamento uniforme, o acúmulo de partículas ocorreu na seção de entrada do canal e o emissor permaneceu com o restante do canal limpo. Já no modelo de labirinto cujas características geométricas favorecem a formação de vórtices, a deposição ocorreu nas regiões de recirculação dos primeiros defletores. Regiões curvas no labirinto também favoreceram a deposição de partículas. Os perfis de velocidade obtidos nas simulações computacionais foram úteis para estimar locais propensos a deposição. Por fim, a concentração de partículas não afetou a vazão dos emissores em 200 h de ensaio.

pdf CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BAURU

Autores: USÓ, M., DALRI, A. B., GARCIA, Y. M., PALARETTI, L. F.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: geoprocessamento, hidrografia, morfometria

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Esse trabalho objetivou o estudo das características morfométricas da bacia do Rio Bauru - Bauru (SP), utilizando ferramentas de geoprocessamento disponíveis para sua obtenção, visando o conhecimento de sua importância para utilização em preservação, racionalização do seu uso e recuperação ambiental. A bacia apresenta uma área de drenagem de 69,98 km² e está localizada entre os paralelos 22°16'45.01" a 22°24'8.03" de latitude S e 49° 8'25.15" a 49° 2'0.44" de longitude W Gr. Assim, utilizando o Sistema de Informação Geográfica - SIG, elaborou-se um banco de dados digital, originando a base cartográfica para obtenção dos parâmetros desejados. A microbacia do rio Bauru apresenta baixo risco de susceptibilidade à erosão e degradação ambiental, dado aos valores da densidade de drenagem, associados ao solo da região. O baixo valor do fator de forma amparado pelo índice de circularidade indica que a microbacia tende a ser mais alongada com menor susceptibilidade à ocorrência de enchentes mais acentuadas

pdf CRESCIMENTO RADICULAR DA CANA-DE-AÇÚCAR EM SUCESSÃO AO AMENDOIM SOB SISTEMAS DE MANEJO

Autores: OLIVEIRA, C. F., SOUZA, Z. M., BOLONHEZI, D., PEREIRA, D. S., GOMES, M. G. S., GOMES, J. H.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: amendoim; manejo do solo; Rip Strip®

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A utilização de diferentes preparos do solo na implantação do canavial pode influenciar na estrutura do solo e no desenvolvimento do sistema radicular da cultura. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar a resistência do solo à penetração e o acúmulo da biomassa seca da raiz, na cana-de-açúcar em sucessão ao amendoim, quando submetida a diferentes manejos do solo. O estudo foi conduzido em área experimental da usina Agroterenas, em um Neossolo Quartzarênico órtico álico, localizada no município de Paraguaçu Paulista, São Paulo, durante o primeiro ciclo da cultura. O delineamento experimental foi em faixas com esquema de parcelas subdivididas. Os tratamentos estabelecidos foram: T1 = Rip Strip® + amendoim e T2 = Destruidor de soqueira + grade + arado + amendoim. Foram avaliados a resistência do solo à penetração e o sistema radicular. O T2 foi o tratamento que promoveu maior acúmulo de biomassa radicular em profundidade e os menores valores de resistência do solo à penetração.

pdf DESEMPENHO AGRONÔMICO DA CULTURA DA SOJA EM FUNÇÃO DO ARRANJO ESPACIAL DE PLANTAS E SUPLEMENTAÇÃO HÍDRICA

Autores: WOLFFENBÜTTEL, S., GOMES, J. I. T., JANNER, I. F., MACHADO, R. T., OLIVEIRA, Z. B., KNIES, A. E.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: espaçamento entrelinhas, evapotranspiração, irrigação

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A soja (Glycine max) é a oleaginosa mais cultivada no Brasil e está entre os quatro grãos mais produzidos no mundo, como o milho, trigo e arroz. O arranjo espacial das plantas influencia diretamente na competição intraespecífica, pelo uso dos recursos do ambiente, como água, luz e nutrientes. De tal maneira, o objetivo desse trabalho é avaliar o desempenho agronômico da soja em função do arranjo espacial de plantas e da suplementação hídrica. O trabalho foi conduzido na área experimental da Estação Agronômica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) Unidade em Cachoeira do Sul, realizado safra agrícola 2020/21. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com parcelas subdivididas e quatro repetições, em esquema fatorial (4x2), sendo o fator A constituído de espaçamentos entre linhas (0,25 m, 0,50 m e 0,50x0,25 m e 0,75m) e o fator D de dois manejos de irrigação (irrigado e não irrigado). O uso da suplementação hídrica resultou em incrementos positivos em todos as variáveis analisadas, principalmente, na produtividade de grãos. O espaçamento entre linhas de 0,50 m no regime irrigado teve a maior produtividade, enquanto que no sequeiro não se obteve diferença estatística.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar